terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Formação sobre Higiene Postural no serviço de Medicina 2 (CHMT, EPE - Abrantes)






Não será fácil acabar com as "transferências dolorosas" num serviço de Medicina, mas só um conjunto estruturado e persistente de acções pode procurar diminuir esse autêntico flagelo profissional, com repercussões bastante significativas ao nível da qualidade de vida de muitos e muitos enfermeiros.


Estamos a procurar, dar mais um pequeno passo para minorar um dos principais problemas de saúde de quem exerce a profissão de enfermagem num serviço de medicina e, em simultâneo, a tentar semear novos passos de forma a  dar estrutura e suporte às nossas intervenções, para que o projecto não se feche em si próprio e se torne um acto isolado e rapidamente esquecido.

Apresentaremos de seguida um projecto formativo mais formal, que vai contar com a prestigiosa colaboração de uma já experiente Enfª de Reabilitação "cá da casa" e com experiência na prática do cuidar de utentes de Medicina, nomeadamente a nível das transferências entre superfícies.

Enfª Emília, Obrigado!!

E já agora um obrigado especial também à Enfª Bruna da ortopedia, que também nos vai ajudar a por de pé esta formação no nosso serviço!
Trata-se de uma formação formal, com a sua devida importância, mas será com toda a justiça que também valorizamos os momentos informais de formação: A discussão de um caso na passagem do turno, quando reflectimos em conjunto sobre determinada intervenção com um colega, aquele momento em que se sensibiliza um parceiro do cuidar para algo que julgamos pertinente ou aquele momento em que acabamos a corrigir as posturas uns dos outros .

É nesta fase que estamos e que iremos reforçar a nossa atenção, pois é assim que queremos continuar a estar!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou uma enfermeira com mais de 10 anos de profissão e fico sempre muito sensibilizada com estas iniciativas. Sei bem a necessidade destas formações em serviço. Muitos Parabéns.