segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Dois gráficos para reflectir ...

Ao analisarmos os dados estatisticos reunidos e organizados pelo Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho do CHMT, EPE, deparamo-nos com dois gráficos que nos podem fazer reflectir sobre um problema que tende em presistir:


- As posturas incorrectas dos enfermeiros, nomeadamente nas  transferêcias dos utentes entre superficies.


Neste primeiro gráfico  podemos verificar que  a maior causa de absentismo, pós acidente de trabalho, nos trabalhadores do CHMT, EPE prende-se com o esforço excessivo ou movimento inadequado.


GRÁFICO 1



Fonte: CHMT, EPE - Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho (2009) - Relatório de acidentes de trabalho 2008


Neste segundo gráfico podemos constatar que a recidiva (novo absentismo directamente relacionado com um acidente de trabalho anterior) aconteceu sempre nos acidentes por esforço excessivo ou movimento inadequado.

GRÁFICO 2



Fonte: CHMT, EPE - Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho (2009) - Relatório de acidentes de trabalho 2008


Sabendo que os enfermeiros são o grupo profissional mais numeroso e com maior número de acidentes de trabalho, não será dificil perceber que os dados referentes aos sector de enfermagem (apesar de não estarem aqui disponíveis - a nível sectorial) não serão muito difrentes.

Como poderemos alterar este cenário nos próximos anos, mais concretamente no que concerne ao sector de Enfermagem?

_______________________________,,___________________________________

Nota: Todos os dados são referentes a todos os colaboradores do CHMT, EPE e ao ano de 2008, uma vez que ainda não se encontram disponíveis dados referentes a 2009.

Sem comentários: