domingo, 24 de janeiro de 2010
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Formação em Abrantes
Decorreu ontem no Hospital de Abrantes, a formação já aqui anunciada relacionada com a higiene postural dos enfermeiros ao transferirem utentes entre superfícies.
Foi uma sessão animada e participada, com a necessária interacção formadores-formandos. Estiveram presentes bastantes enfermeiros recém formados, assim como alguns alunos de enfermagem, o que é sempre aconselhável para aquisição de hábitos e “vícios” mais saudáveis.
No final da sessão, sentindo-se a necessidade de planear para um futuro próximo uma nova sessão, mais prática, para os enfermeiros e uma teórico-prática para as agora designadas assistentes operacionais.
Aqui ficam algumas das imagens recolhidas:
Foi uma sessão animada e participada, com a necessária interacção formadores-formandos. Estiveram presentes bastantes enfermeiros recém formados, assim como alguns alunos de enfermagem, o que é sempre aconselhável para aquisição de hábitos e “vícios” mais saudáveis.
No final da sessão, sentindo-se a necessidade de planear para um futuro próximo uma nova sessão, mais prática, para os enfermeiros e uma teórico-prática para as agora designadas assistentes operacionais.
Aqui ficam algumas das imagens recolhidas:
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
De volta ...
Com a prevenção de lombalgias no sector dos cuidados de saúde.
Em breve daremos notícias sobre a formação no hospital de Abrantes, que vai decorrer amanhã das 14 horas às 16 horas.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Fim? Ou talvez não ...
Hoje é o dia X, o dia em que entregámos o Projecto de Formação, trabalho académico elaborado no contexto do Curso Pós-Licenciatura de Especialidade em Enfermagem de Reabilitação, que frequentamos na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. O trabalho consta de um CD auto-executável onde, para além do projecto de formação, se pode encontrar também todas as actividades e estratégias do grupo, incluindo um Link para este Blog.
O referido projecto ficará brevemente disponível para consulta neste Blog, não sendo desde já colocado, uma vez que aguardamos a apreciação, em “primeira-mão” da Professora Orientadora.
Chegámos ao fim do trabalho académico, mas não ao fim do blog. Procuraremos dar continuidade e visibilidade à concretização prática do projecto em que nos envolvemos, pelo que nos comprometemos a mantê-lo actualizado, de acordo com a nossa (pouca) disponibilidade.
Numa avaliação muito global do que foi feito até aqui, será de salientar que julgámos cumprir os nossos objectivos, não sendo defraudadas as nossas expectativas. O projecto acabou por envolver três instituições, apesar de canalizarmos mais energias para a instituição onde o grupo estava representado com mais elementos: Hospital de Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira, onde se aguarda com entusiasmo o desenvolvimento da plataforma Moodle. Existiram também diversas actividades no Hospital de Abrantes (do CHMT, EPE), destacando-se o envolvimento dos colegas e a abertura das chefias dos serviços para abraçar as actividades propostas. O Centro de Saúde de Arruda dos Vinhos, apenas representado por um elemento, foi agitado por conversas e discussões informais sobre a problemática em causa, com distribuição de vários convites para visitarem o nosso blog.
Em termos gerais obtivemos bastante feedback durante estes últimos meses. Este foi objectivado de múltiplas formas: nalgumas mensagens deixadas nos posts, em contactos pessoais, por telefone ou por via electrónica com os diferentes elementos do grupo (por exemplo contactos de colegas de outros serviços do Centro Hospitalar do Médio Tejo através do mail profissional), pelo número de visitantes do blog (mais de mil visitas) e pela participação e envolvimento dos profissionais nos diferentes serviços e finalmente pela capacidade de "impor mudança" (visível a nível da aceitação da plataforma Moodle em Vila Franca de Xira).
Em resumo este foi um projecto, que nos fez perder muitas e boas horas de sono, mas que nos fez sentir também orgulhosos do trabalho desenvolvido.
Até sempre ... com as "Costas Direitas" para o futuro!
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Hoje sonhámos com 2050...
Fonte: http://semanadaastronomia.com/blog/index.php/archives/397
Eis chegado o ano tão desejado, aquele em que os Enfermeiros são mais saudáveis e fortes, capazes de chegar aos 65 anos ainda com a capacidade de Cuidar da Pessoa como ela merece. Será que houve um dedo da nossa contribuição?
É bom sonhar...é bom imaginar um futuro de todos e para todos ... Principalmente ao som de uma música do lendário John Lennon: Imagine. Aqui com a interpretação de um grupo coral muito especial (Haverbrook School for the Deaf).
Novidades da Lezíria Ribatejana ...
Em Vila Franca de Xira aguarda-se pacientemente a decisão dos Órgãos de Gestão do Hospital de Reynaldo dos Santos para autorizar a colocação dos conteúdos formativos/informativos nos ambientes de trabalho dos computadores dos serviços envolvidos e na Intranet. Em relação à plataforma Moodle, já existe o aval positivo da ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde), contudo, a sua implementação encontra-se dependente da disponibilidade do Departamento Informático do Hospital.
No Centro de Saúde de Arruda dos Vinhos mantém-se em curso a divulgação do Blog em conversas informais com os pares, que também têm servido para sua sensibilização sobre a problemática identificada.
POSTER do grupo "costas direitas"
Após vários meses de reflexão, de pesquisa bibliográfica, de conversas informais e reuniões, o grupo”costas direitas” concretizou uma actividade para o seu projecto formativo: a elaboração de um poster, objectivando perpetuar no tempo, a sensibilização dos enfermeiros para a adopção de uma postura corporal correcta, atendendo aos princípios da mecânica corporal, aquando da transferência de utentes entre superfícies. Este, ficará disponível para consulta e download (autorizado, desde que se cite a fonte original e os seus autores), aguardando financiamento para a sua impressão e futura afixação/publicação nas unidades de saúde em causa. Irá também ser colocado nos ambientes de trabalho e nas protecções de ecrã dos computadores dos serviços envolvidos.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
A mecânica corporal na Enfermagem
As lesões músculo-esqueleticas relacionadas com o trabalho constituem um grave problema entre os enfermeiros pois a sua profissão tem-se revelado de maior risco devido à frequente mobilização de doentes quer no seu levante, quer na sua transferência, quer ainda no seu posicionamento na prestação de cuidados diários.
As lesões dorso-lombares e as lesões nos ombros constituem as principais preocupações, podendo ser ambas extremamente debilitantes. Também as que atingem os membros superiores, região escapular e pescoço se tornaram as mais novas epidemias dos últimos anos.
Decorrentes de uma origem ocupacional, elas podem ser ocasionadas, de forma combinada ou não, pelo uso repetido e forçado de grupos musculares e pela manutenção de postura inadequada.
Existem alguns factores que aumentam o risco de lesão aquando da mobilização dos utentes relacionados com a tarefa tais como a força, a repetição do movimento ou série de movimentos de forma contínua ou frequente ao longo do turno e as posições incorrectas, relacionados com o utente tais como o seu grau de colaboração, a sua estatura e peso, relacionados com o ambiente tais como o risco de escorregar, tropeçar e cair, as superfícies de trabalho desniveladas e as limitações de espaço e ainda outros factores de extrema importância como o facto de não haver ajuda disponível, a existência de equipamento inadequado bem como o vestuário e o calçado e ainda a falta de conhecimentos ou formação na área.
Neste contexto torna-se premente abordar esta temática a fim de sensibilizar os enfermeiros para esta área e transmitir-lhes conhecimentos que lhes permitam prestar cuidados de qualidade não colocando em risco a sua própria saúde a curto, médio ou a longo prazo pois “coluna vertebral só temos uma”.
A mecânica corporal é o esforço coordenado dos sistemas músculo-esqueléticos e nervoso para manter o equilíbrio adequado, postura e alinhamento corporal durante a inclinação, movimentação, levantamento de carga e execução das actividades diárias.
Entenda-se por equilíbrio, o estado de firmeza de posição que maximiza a função com o mínimo esforço e trabalho muscular; a postura é responsável pela determinação da distribuição do peso do corpo e a relação mútua entre músculos e articulações e o alinhamento corporal pode definir-se como a relação adequada de todas as partes do corpo entre si, em repouso ou em qualquer actividade. Há que lembrar também a presença do atrito/fricção resultado do efeito de roçar ou da resistência que um corpo encontra na superfície sobre o qual se movimenta e que deverá ser sempre eliminado ou reduzido.
Assim, pode perceber-se que quando o corpo não está estabilizado, o centro de gravidade fica deslocado contribuindo para a possibilidade de queda, esta a evitar. A estabilidade é conseguida quando há uma base de apoio alargada e o centro de gravidade está dentro desta base formando uma linha vertical; por outro lado, consegue-se aumentar o equilíbrio aproximando-se o centro de gravidade da base, ou seja, dobrando os joelhos e flexionando os quadris até estar agachado mantendo a coluna recta.
De seguida vamos enumerar alguns princípios orientadores para as intervenções de enfermagem:
♚ Manter um correcto alinhamento do corpo/postura;
♚ Planear os seus movimentos;
♚ O movimento tem que ser económico e estético;
♚ Ser realista quanto à capacidade para levantar determinado peso.
♚ Evitar levantar pesos do chão acima de 35% do seu peso;
♚ Se está a movimentar uma pessoa, avaliar a ajuda que ela pode dar;
♚ A estabilidade de um corpo é maior quando tem uma base longa e um centro de
gravidade baixo;
♚ Puxar ou deslizar requer menos esforço que levantar;
♚ Usar o sistema de alavanca para tornar a energia eficiente.
♚ Os ossos funcionarão como alavanca, as articulações como fulcro e os músculos
como força para mover a carga;
♚ O atrito entre o objecto e a superfície sobre o qual se move, aumenta o trabalho
necessário para movê-lo;
♚ Acompanhar a direcção do movimento, evita a rotação anormal da coluna;
♚ A mudança de actividade e de posição são importantes para conservar o
tónus muscular e a fadiga;
♚ Utilizar roupa cómoda que permita a liberdade de movimentos e calçado que não
escorregue;
♚ Dividir o peso pelos 4 membros, reduz o risco de lesões osteo-articulares do tronco;
♚ A força requerida para manter o equilíbrio de um corpo aumenta conforme a linha
de gravidade se afasta da base de apoio.
A imagem seguinte pretende resumir alguns dos principais aspectos relacionados com uma correcta higiene postural na transferência de utentes entre superfícies:
Fonte: Cantera,I., Domingo, P. (1996) – Guias práticos de enfermagem – Geriatria. Rio de Janeiro:Mcgraw-Hill
Cantera,I., Domingo, P. (1996) – Guias práticos de enfermagem – Geriatria. Rio de Janeiro:Mcgraw-Hill
Rebelo, F.(2004) – Ergonomia no dia a dia. Lisboa: Edições Sílabo
Retirado a 05 de Janeiro de 2009 do Website: http://osha.europa.eu/en/publications/e-facts/en_efact28.pdf
E ... TAMBÉM HÁ FORMAÇÃO NO HOSPITAL REYNALDO DOS SANTOS - VILA FRANCA DE XIRA
Pensámos que seria útil aproveitar a formação sbre esta área já proposta no Plano de Formação em Serviço para 2009 (que não foi realizada), com a finalidade de, numa fase inicial, sensibilizar os enfermeiros para esta problemática e só posteriormente, proporcionar-lhes um momeno de práticas no serviço com a presença de um perito na área: A Srª nfª Maria José Lourenço (Enfermeira Especialista em Reabilitação).
Assim, está agendada para dia 9 de Fevereiro às 14 horas, uma acção de formação com o tema Economia de Esforço na Mobilzação dos doentes, a decorrer no departamento de Educação Permanente, destinada aos enfermeiros dos serviços envolvidos (Ortopedia, Bloco Operatório e Serviço de Urgência - Adultos), tendo como fomadores enfermeiros generalistas do serviço de urgência conforme podemos constatar na imagem seguinte:
PLANO DE FORMAÇÃO INTERNO DO SERVIÇO DE URGÊNCIA - ADULTOS
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Formação sobre Higiene Postural no serviço de Medicina 2 (CHMT, EPE - Abrantes)
Não será fácil acabar com as "transferências dolorosas" num serviço de Medicina, mas só um conjunto estruturado e persistente de acções pode procurar diminuir esse autêntico flagelo profissional, com repercussões bastante significativas ao nível da qualidade de vida de muitos e muitos enfermeiros.
Estamos a procurar, dar mais um pequeno passo para minorar um dos principais problemas de saúde de quem exerce a profissão de enfermagem num serviço de medicina e, em simultâneo, a tentar semear novos passos de forma a dar estrutura e suporte às nossas intervenções, para que o projecto não se feche em si próprio e se torne um acto isolado e rapidamente esquecido.
Apresentaremos de seguida um projecto formativo mais formal, que vai contar com a prestigiosa colaboração de uma já experiente Enfª de Reabilitação "cá da casa" e com experiência na prática do cuidar de utentes de Medicina, nomeadamente a nível das transferências entre superfícies.
Enfª Emília, Obrigado!!
E já agora um obrigado especial também à Enfª Bruna da ortopedia, que também nos vai ajudar a por de pé esta formação no nosso serviço!
Trata-se de uma formação formal, com a sua devida importância, mas será com toda a justiça que também valorizamos os momentos informais de formação: A discussão de um caso na passagem do turno, quando reflectimos em conjunto sobre determinada intervenção com um colega, aquele momento em que se sensibiliza um parceiro do cuidar para algo que julgamos pertinente ou aquele momento em que acabamos a corrigir as posturas uns dos outros .
É nesta fase que estamos e que iremos reforçar a nossa atenção, pois é assim que queremos continuar a estar!!
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Dois gráficos para reflectir ...
Ao analisarmos os dados estatisticos reunidos e organizados pelo Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho do CHMT, EPE, deparamo-nos com dois gráficos que nos podem fazer reflectir sobre um problema que tende em presistir:
- As posturas incorrectas dos enfermeiros, nomeadamente nas transferêcias dos utentes entre superficies.
GRÁFICO 1
Fonte: CHMT, EPE - Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho (2009) - Relatório de acidentes de trabalho 2008
Neste segundo gráfico podemos constatar que a recidiva (novo absentismo directamente relacionado com um acidente de trabalho anterior) aconteceu sempre nos acidentes por esforço excessivo ou movimento inadequado.
GRÁFICO 2
Fonte: CHMT, EPE - Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho (2009) - Relatório de acidentes de trabalho 2008
Sabendo que os enfermeiros são o grupo profissional mais numeroso e com maior número de acidentes de trabalho, não será dificil perceber que os dados referentes aos sector de enfermagem (apesar de não estarem aqui disponíveis - a nível sectorial) não serão muito difrentes.
Como poderemos alterar este cenário nos próximos anos, mais concretamente no que concerne ao sector de Enfermagem?
_______________________________,,___________________________________
Nota: Todos os dados são referentes a todos os colaboradores do CHMT, EPE e ao ano de 2008, uma vez que ainda não se encontram disponíveis dados referentes a 2009.
Vírus “costas direitas” invade computadores no Hospital em Abrantes
Um “temível” vírus, já conhecido para os lados do Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho do CHMT, EPE, invadiu os ambientes de trabalho e as protecções de ecrã de cerca de nove computadores do serviço de medicina 2 do Hospital de Abrantes e ainda outros dispersos pelo edifício hospitalar. Sabe-se que era já conhecido, mas está agora disseminado por todo o lado. O “nefasto vírus” obriga os utilizadores a reflectirem sobre as condições ergonómicas do seu local de trabalho, nomeadamente em relação à utilização de computadores (cada vez mais frequente nos profissionais de saúde).
O repórter infiltrado (elo de ligação com o Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho do CHMT) conseguiu fotos em exclusivo do referido vírus:
Fonte: Serviço de Higiene e Segurança no trabalho do CHMT, EPE (Adaptado)
Fonte: Serviço de Higiene e Segurança no trabalho do CHMT, EPE (Adaptado)
___________________________________ ,,___________________________________
Nota:Foram aproveitados dois cartazes já existentes, da autoria do Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho e difundidos pelos diversos computadores existentes. Os cartazes foram adaptados, tendo como objectivo principal sensibiizar os utilizadores (essencialmente enfermeiros, médicos e administrativos) para os riscos inerentes a utilização dos computadores.. Os elementos do grupo costas direitas do CHMT aproveitaram para irem falando um "pouquinho" sobre os aspectos preventivos, mobilizando conhecimentos relacionados com a mecânica corporal.
Dia Mundial do Braille
Fonte: http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/braille.htm
Hoje, 4 de janeiro de 2010 comemora-se o Dia Mundial do BRAILE.
Para mais informações visite:
http://www.acapo.pt/
Subscrever:
Mensagens (Atom)