"O que são os cuidados continuados integrados?São os cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas em situação de dependência. Estas intervenções integradas de saúde e apoio social visam a recuperação global, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa dependente, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.Quem são os destinatários dos cuidados continuados integrados?Todos os cidadãos que deles necessitem, nomeadamente:Pessoas de todas as idades com dependência funcional;Pessoas com doença crónica;Pessoas com doença incurável em estado avançado e em fase final de vida.Os cuidados continuados integrados têm custos para os utentes?Os tratamentos de saúde são assegurados sem custos para o cidadão. Apenas os custos relativos aos cuidados de apoio social são cobrados, quando se justificar, em função dos rendimentos do utente. "
Fonte: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/cuidados+continuados/cuidados+continuados.htm. Acedido em 22/05/2010.
"A morte de José Magalhães, cabo-chefe reformado da GNR, terá ocorrido há oito dias, mas o corpo só foi descoberto na segunda-feira, por uma equipa da Confraria Santa Eulália (CSE), quando foi cuidar da higiene de Irene Marques, de 66 anos, que partilhava a casa com a irmã, Adília Marques, de 71 anos, e o cunhado.
"Assim que entrámos na sala vimos a dona Adília caída no chão, muito debilitada, e, a custo, conseguimos sentá-la no sofá", contou ontem Cristina Santos, funcionária da CSE, adiantando que Irene Marques lhes disse que estavam sem comer há três dias.
Estranhando a situação, foram buscar almoço para os idosos e só então repararam que José Magalhães estava morto na cama. Os três idosos beneficiavam do apoio da Junta de Freguesia de Repeses e todos os dias era o reformado da GNR que ia buscar o almoço. Há oito dias, não apareceu.
A mulher, Adília Marques, sofria de Alzheimer e estava muito debilitada, pelo que foi transportada ao hospital, onde veio a falecer.
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=5C716B20-CE46-4301-AD2C-99CC158FB7C5&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010. Acedido a 22/05/2010.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"Uma idosa de 77 ano foi encontrada morta esta manhã no interior da casa onde vivia, na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Viseu.
A polícia foi chamada pelos vizinhos devido ao cheiro intenso que saia da habitação. A porta foi arrombada pelos bombeiros, que encontraram o cadáver, transportado para o Instituto de Medicina de Legal.
Testemunhas no local adiantaram não serem visíveis sinais de violência.
As autoridades vão agora apurar em que circunstâncias ocorreu a morte da idosa. Os vizinhos confirmaram não ver a idosa há cerca de um mês."
Fonte: http://www.jornaldocentro.pt/?p=604. Acedido a 22/05/2010.
Talvez seja importante cuidarmos uns dos outros ...
Diamantino Veríssimo
Sem comentários:
Enviar um comentário