quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MOODLE na Saúde?






Com o intuito de dar continuidade ao projecto formativo na área da mecânica corporal, iniciámos os trâmites necessários para criar uma plataforma Moodle nas três Unidades de Saúde onde exercemos a nossa actividade profissional: Hospital Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira), Centro de Saúde de Arruda dos Vinhos e finalmente no Centro Hospitalar do Médio Tejo, Unidade de Abrantes.


O que é o MOODLE?

O Moodle é uma plataforma de suporte à aprendizagem, via Web, que permite aos formadores disponibilizarem conteúdos e aos formandos acederem a esses conteúdos (sumários, formações, ficheiros de apoio, entrega de trabalhos, fóruns, wikis, etc).

Constitui uma ferramenta muito útil e gratuita, estando ainda em desenvolvimento activo e em evolução constante, permitindo a troca de informações/construção de conhecimento activo desde o nível educacional, empresarial e até ao familiar.

O MOODLE na enfermagem?

No desempenho e desenvolvimento da nossa profissão, são fundamentais conhecimentos sobre novas tecnologias de informação e comunicação, bem como o desenvolvimento de competências para a sua utilização. São cada vez mais uma ferramenta ao dispor da aprendizagem/formação com o objectivo de rumar à qualidade exigida nos tempos de hoje, tendo sido esse o motivo pelo qual nos propomos utilizá-la no nosso projecto de formação.

O que já estamos a fazer?

Foram já iniciados contactos com o Conselho de Administração do Hospital Reynaldo dos Santos – Vila Franca de Xira, no sentido de lá iniciar este projecto. Seleccionámos a referida unidade hospitalar por dois motivos principais:

1. Exercerem funções no hospital quatro elementos do grupo costas direitas e dois desses elementos já terem trabalhado anteriormente com a plataforma visada;

2. O Conselho de Administração estar receptivo à sua implementação no hospital, aguardando neste momento um necessário parecer da Administração Central do Sistema de Saúde,  para formalizar o início do processo.


1 comentário:

Anónimo disse...

Já utilizei e considero-a uma excelente ferramenta de trabalho.